Pesquise neste blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

PAIS E FILHOS

TAREFA DE CASA
A tarefa de casa às vezes se torna um grande problema. Alguns pais pensam que é correto fazê-la para o filho, que chega cansado da escola e quer brincar.

Isso é um erro, pois a criança deve perceber que a tarefa é uma obrigação sua, um dever que precisa ser cumprido.

É muito importante que a criança tenha um horário determinado para a execução da tarefa, o momento da tarefa, onde as pessoas da casa tenham também outras coisas a fazer, para servir de exemplo para a criança. Os pais podem dizer que “enquanto você faz a sua eu faço a minha”, deixando-a ali.

Se a criança tiver alguma dificuldade na atividade é diferente. Os pais devem ensiná-la e sair de perto novamente, para que este não se acostume com a sua presença. Só em caso de extrema dificuldade é que os pais deverão acompanhá-los na realização da mesma.

Aos poucos a criança vai criando responsabilidade, percebendo que a tarefa pode se tornar um momento agradável e prazeroso, além de perceber que através dela é possível compreender melhor os conteúdos trabalhados na escola, tornando seu aprendizado mais consistente.

Hoje em dia, em razão da distância entre pais e filhos que é consequência da correria do dia a dia, é normal que as crianças queiram chamar a atenção dos pais, querendo que fiquem perto na hora da tarefa. Se os pais não se importarem e puderem dar atenção nesse momento, será de extrema importância para a criança, já que ficam longe o dia todo. Muitas crianças choram, ficam nervosas, o que é perfeitamente normal. É mesmo uma forma de chamar atenção e manter os pais próximos a ela.
É importante a orientação dos pais no momento da tarefa.
O que não pode acontecer é da criança manipular os pais de tal forma que nunca possam sair de perto, fazendo com que o filho se torne dependente de sua presença. Isso pode causar-lhe outros problemas futuros, como insegurança, medo e angústia.

É importante ressaltar que na escola a criança faz a tarefa sozinha, somente com as explicações da professora e que, se consegue na escola, tem condições de fazê-la em casa também, pois a professora não iria passar uma atividade que não estivesse de acordo com a capacidade de seus alunos.

Aos poucos os pais podem mostrar para o filho que a tarefa de casa é como outra tarefa que a criança tem, como guardar os brinquedos, arrumar aquilo que bagunçou, limpar uma sujeita que fez, pois assim conseguirão mostrar que é apenas uma simples tarefa.

Assim que a criança terminá-la, é importante que os pais confiram a mesma e que elogiem o filho. Afinal, quem não gosta de um elogio depois de uma tarefa cumprida?

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/tarefa-casa-1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É sempre bom quando você comenta. Seu comentário ajuda a melhorar o blog e faz eu conhecer sua opinião.